TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS

A construção civil é uma das principais responsáveis pelos impactos ambientais negativos em todo o mundo devido à necessidade de utilização de energia e materiais, que geram grandes quantidades de resíduos. Neste contexto, o uso de técnicas sustentáveis, como a construção em containers, tem papel fundamental para minimização da poluição e degradação ambiental.

Além da construção em containers, a Eco Domi Containers tem como know-how a utilização de diversas técnicas sustentáveis em seus projetos, diminuindo e atenuando os impactos negativos ao meio ambiente.

O uso de tetos e paredes verdes é uma técnica muito útil em terrenos pequenos, onde não se dispõe de espaços para jardins e hortas no nível do solo. Além de trazer beleza, eles proporcionam a manutenção do equilíbrio térmico e acústico da edificação, protegendo o ambiente interno de variações bruscas de temperatura e ruídos. A técnica auxilia ainda na diminuição da temperatura externa da construção, contribuindo para a melhoria da cidade como um todo, aumentando a biodiversidade e atraindo pássaros, borboletas, etc.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers com tetos e paredes verdes.

Os tijolos ecológicos são produzidos através de uma combinação de solo, cimento e água. Os elementos são misturados de forma homogênea e compactados em prensas. Diferente do tijolo convencional, eles não são cozidos em fornos. Isto torna desnecessária a utilização de lenha para sua produção, evitando o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa com a queima. Por ser pré-moldado, a construção com este tipo de material torna a obra mais rápida, segura e limpa, evitando o desperdício de materiais e diminuindo a geração de entulho. Por consequência, o cliente que opta pela utilização de tijolo ecológico gasta menos em sua obra, podendo ter uma economia de até 30% em comparação com a alvenaria convencional. Ademais, a estrutura construída com tijolos ecológicos é mais resistente do que a comum, dando uma maior segurança à construção

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando tijolo ecológico.

Por ser à base de terra, como o nome já indica, a tinta de terra não contém componentes nocivos à saúde – sendo segura tanto para quem a aplica, como para quem vive no ambiente que recebe a pintura. Sua produção é artesanal, tendo um baixo impacto ambiental. Além disso, a utilização desta técnica sustentável torna a pintura mais barata e dá uma maior durabilidade.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando tinta de terra.


A energia solar pode ser aproveitada como alternativa para o aquecimento da água e geração de energia elétrica (energia solar fotovoltaica), sendo uma fonte renovável. Em um país tropical como o Brasil, é possível se utilizar este tipo de energia em, praticamente, todo o território. Trata-se de uma fonte de energia limpa, não poluente e de baixo custo operacional.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando energia solar.

O bambu é uma gramínea que, após 3 anos de plantada, já pode ser utilizada na construção civil. Por crescer rapidamente, o seu uso tem baixo impacto ambiental, substituindo a madeira e outros materiais em estruturas, acabamentos e como matéria prima para construção de móveis, etc.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando este material.

A crescente escassez de água tornou-se um problema ambiental de escala global. Por conta disto, métodos que promovam o manejo dos recursos hídricos de forma sustentável são de extrema importância. A captação de água de chuva é uma técnica simples, que aumenta a eficiência no uso desse recurso, podendo resultar numa redução de até 60% no consumo de uma residência. Por meio dela, ocorre a coleta e o
armazenamento de volumes de água para utilização na irrigação de jardins, lavagem de carros e outras finalidades. Além disto, a técnica auxilia na redução do escoamento superficial, diminuindo a ocorrência de enchentes e inundações nas cidades.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando energia solar.

O desenvolvimento de projetos voltados para o aproveitamento do potencial de ventilação natural gera, naqueles que utilizam a habitação, a sensação de conforto ambiental, segurança e salubridade. A técnica evita a ocorrência de umidade e outros problemas a ela relacionados nos cômodos da edificação. Além disto, uma construção bem ventilada tem menos gastos com energia elétrica, uma vez que o uso de refrigeração artificial é reduzido.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando ventilação natural.

A luz solar possui níveis de iluminação superiores à artificial, dando mais conforto óptico àqueles que estão no ambiente. Ela torna a estada nos cômodos das edificações mais agradável, proporcionando uma sensação de bem-estar. Através da elaboração de projetos visando o aproveitamento da iluminação natural, ocorre a redução do consumo energético convencional.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando iluminação natural.

O reuso de materiais é um dos pilares da sustentabilidade. O objetivo da reutilização é prolongar a vida útil dos objetos. Por conta disto, esta técnica sustentável tem um papel fundamental para diminuição da poluição e degradação ambiental. Por exemplo, para construir uma nova edificação onde já havia outra é necessário demolir. Desta demolição resultam diversos materiais em bom estado de conservação – como portas e janelas – que podem ser aproveitados em outras construções, ao invés de irem para os aterros e lixões. Além dos materiais provenientes de demolição, a construção em containers é outra maneira possível se reutilizar materiais.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando reuso de materiais.

A utilização de sistemas ecológicos de esgoto é uma alternativa sustentável ao tratamento convencional. Estes sistemas utilizam os recursos hídricos de modo responsável e inteligente. Através deles é possível tratar e reutilizar tanto as chamadas águas cinzas – aquelas provenientes de pias, chuveiros, cozinha e lavanderia –, como as águas negras – oriundas de esgotos advindos dos vasos sanitários. Como exemplos de sistemas ecológicos para o tratamento de esgoto temos a fossa séptica biodigestora, os filtros biológicos e a Bacia de Evapotranspiração (Fossa BET). Essas técnicas são alternativas economicamente viáveis e vantajosas, pois, além de possibilitarem que a água resultante destes tratamentos possa ser reusada, proporcionam uma redução dos gastos com tratamento e destinação do esgoto.

Veja um dos projetos da Eco Domi Containers utilizando sistemas alternativos para o tratamento de esgoto.

CONTATO

contato@ecodomi.com.br
(71) 99188-5250 | (71) 98817-7617
(71) 99205-9776